quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SAIBA MAIS SOBRE AS CELULAS ADIPOSAS


Um artigo publicado na revista cientifica NATURE, revelou que o numero de células adiposas (adipócitos) é definida até 20 anos. Depois desta idade, nada é capaz de diminuir essa quantidade. Quando uma pessoa emagrece, os adipócitos apenas perdem volume, mas continua lá.
Todos os anos, 10% das células adiposas são renovadas, e as novas, tem um incrível propensão para aumentar de tamanho, isso explica a facilidade de recuperar os quilinhos já perdidos após uma dieta.
Uma pessoa de peso normal tem de 20 a 30 bilhões de células adiposas, já os gordinhos, de 60 a 80 bilhões. Nos primeiros 20 anos de idade, a quantidades de células adiposas acumuladas são determinada por dois fatores: genética e hábitos alimentares.
Vamos imaginar uma pessoa que geneticamente foi programada a ter 70 bilhões de células adiposas, você deve estar imaginando é gordinha.  Nem sempre, se na infância ou adolescência essa pessoa foi acostumada a comer moderadamente e com qualidade, ela pode driblar a sua infeliz genética, e nunca atingir a quantidade de adipócitos determinada.
A puberdade é o período mais propicio para a proliferação das células adiposas, e quanto maior o numero de células adquiridas nesta fase, mais árdua será a luta contra a balança.
Depois dos 20 anos, o excesso alimentar faz com que as células aumentem o seu volume, isso se traduz em barrigas mais salientes, e pra piorar, são os 10% das células que se renovam a cada ano, quanto mais novas mais vorazes e eficientes, tornando este cenário ainda mais sombrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário